Viveiro Municipal completa um ano de atividades com 20 mil visitantes

0
163

Unidade da Prefeitura de Suzano promove capacitações, faz doação de mudas, revitaliza áreas públicas e realiza serviços de paisagismo em parceria com a população

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura completou um ano de atividades nesta segunda-feira (08/04). Ao longo deste período, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local para participar de cursos, oficinas e workshops, retirar mudas, doar vasos ou mesmo simplesmente para visitação. A unidade criada pela Prefeitura de Suzano também atua externamente, em especial para revitalizar áreas públicas e firmar parcerias com a população para promoção de serviços de paisagismo.

O diretor de Praças, Parques e Jardins, Mário Alexandre de Souza, considera que o Viveiro Municipal pôde fazer a diferença na vida de milhares de pessoas e auxiliar na conscientização no que diz respeito ao meio ambiente. “Mostra a importância dos moradores como participantes na construção e na preservação ambiental de Suzano e estimula um novo comportamento, de tratar a cidade da mesma maneira como cuidamos da nossa própria casa”, destacou.

Desde 8 de abril de 2018, data de inauguração, que integrou as comemorações dos 69 anos de emancipação político-administrativa, cerca de 50 pessoas passaram pelo local por dia. Meses depois, o funcionamento começou a ser de segunda-feira a domingo, das 8 às 17 horas, ampliando a possibilidade de visitação do público aos fins de semana.

O Viveiro Municipal tem 5 mil metros quadrados e conta atualmente com estufa, canteiros de flores e árvores nativas, pomar, modelo de horta comunitária, lago oriental e sala administrativa. Futuramente começará a funcionar o “PlayPet”, uma área para lazer e adestramento de cães, e serão implantados Labirinto Verde, biblioteca e sala para educação ambiental.

Quanto às capacitações, já foram realizados curso de Jardinagem na Prática, oficina de Cultivo de Orquídeas e workshops sobre Horta Vertical e sobre Abelhas e Agrotóxicos. Além de cultivar mudas de várias espécies, também arrecada vasos de plantas e desenvolve o projeto Arborização Participativa, que confere a doação de mudas de árvores floríferas e frutíferas aos munícipes de Suzano.

Outro trabalho importante promovido é o de Educação Ambiental. Só neste ano, mais de 2,5 mil crianças de escolas da rede municipal de ensino de Suzano serão atendidas. No projeto, são abordados temas como coleta seletiva, descarte correto de entulho e lixo, importância das abelhas para a natureza e preservação de rios, córregos, árvores e solo.

O endereço do Viveiro Municipal Tomoe Uemura é avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador. O local é aberto ao público diariamente, das 8 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4749-3943.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui